PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES SOBRE O PAU-BRASIL

1. Em qual época do ano pode-se coletar as sementes de Pau-Brasil?

O Pau-Brasil floresce a partir do final do setembro, mas sua floração prolonga-se até meados de novembro. A maturação dos frutos ocorre entre dezembro-fevereiro, podendo estender-se até março.

2. O Pau-Brasil pode ser plantado em calçadas?

A árvore pode ser plantada na calçada, desde que no lado sem fiação, fazendo-se uma cova profunda e deixando abertura para entrada de água (não cimentar até o tronco da árvore). Deve-se lembrar que o pau-brasil possui acúleos (estruturas parecidas com espinhos) espalhados no tronco, podendo eventualmente causar ferimentos.

3. Qual a altura que o Pau-Brasil pode atingir?

A árvore Pau-Brasil alcança de 8 a 15 m de altura, embora existam relatos de até 30 m no passado. Seu diâmetro médio é de 40 cm.

4. Como as mudas de Pau-Brasil podem ser plantadas?

Para plantio, a muda deve ter mais de 40 cm. Deve-se abrir uma cova de 60 x 60 x 60 cm ou 80 x 80 x 80 cm, separando-se a terra dos 30 cm mais superficiais. Misturar esta porção de terra com 30 l de esterco de curral bem curtido, terra vegetal ou outro composto orgânico. Adicionar ainda, 1 kg de adubo químico (NPK 10:10:10) e 1 kg de farinha de osso. Misturar bem e encher a cova com esta mistura. No centro da cova, abrir um buraco do tamanho do torrão. Cortar o saco que envolve o torrão da muda, tomando cuidado para não desmanchá-lo. Plantar a muda e pressionar a terra em volta do torrão com as mãos. Fincar um tutor (uma varinha) ao lado do torrão até o fundo da cova e amarrar a muda ao tutor com um cordão em forma de 8. Fazer uma cerca de proteção em torno dela com madeira ou tela. As mudas devem ser bem regadas (uns 10 l de água).

5. Como devem ser feitas as regas?

As mudas devem ser regadas 2 vezes por semana na época da seca.

6. As mudas podem ser adubadas?

A adubação deve ser feita 2 vezes ao ano no início e fim da estação chuvosa com 500 g de NPK 10:10:10 distribuídos na área de projeção da copa.

7. Como evitar o ataque de formigas?

Para evitar o ataque de formigas, enrole um pedaço de jornal no caule amarrando suas extremidades e pincelando o meio do jornal com graxa.

8. Como é crescimento da muda? Rápido ou lento?

O crescimento não é rápido (geralmente, não ultrapassa 2,5 m aos 2 anos), mas poderá ser acelerado com a adubação. A planta pode ser plantada a pleno sol.

9. Se árvores de Pau-Brasil forem plantadas em calçadas, suas raízes podem estourar calçadas?

A raiz do Pau-Brasil não levanta a calçada se for corretamente plantada (cova profunda e com abertura para entrada de água). Não se deve plantar árvores muito próximas às construções, pois há sombreamento, queda de folhas em calhas, possibilidade de queda de ramos em tempestades, etc. Deve ficar a cerca de 5 m das construções, como todas as árvores.

Fonte: Instituto Pau-Brasil

<< Voltar


Projeto Pau-Brasil - Plantar é preservar- Apoio: